Curso Wordpress

Criando menus personalizados no WordPress

Uma das novidades do WordPress, a partir da versão 3.0 é o gerenciamento de menus. Nas versões anteriores o gerenciamento de itens de menus era feito através da quantidade de páginas que seu site possuia, vamos aqui por exemplo, no painel administrativo, vamos acessar a sessão “Páginas”. Vamos ver aqui, que temos duas páginas cadastradas “Contato” e “Sobre” esses itens vão virar itens de menu. O WordPress e o item “Início” onde você será direcionado para a página principal.

A partir de agora ganhamos um importante recurso para criar menus personalizados independente da quantidade e do conteúdo das páginas criadas. Vamos aprender como criar menus e como inseri-los em nosso site em um tutorial dividido em duas partes.

É importante destacar que para podermos utilizar todos os recursos de menus no WordPress, seu tema deve ser compatível com eles, no nosso caso, estamos utilizando o tema Twenty Ten, que já vem pré-instalado no WordPress 3.0, mas não se preocupe na segunda parte desse tutorial veremos como utilizar menus em casos onde o tema não suporte o recurso.

Vamos voltar ao painel de controle e na sessão “Aparência” vamos clicar em “Menus”. Se por acaso o seu tema não for compatível uma mensagem será exibida logo abaixo do item “Menus” informando que seu tema não possui a compatibilidade. No canto direito vamos colocar um nome para o menu, vou chamar de “Menu01” e clicar sobre o botão “Criar Menu”. Se você quiser criar outro menu, basta clicar no símbolo de “+” digitar o nome “Menu02” clicando em “Criar Menu”. Perceba logo acima que agora tenho o “Menu02” e o “Menu01” e eles podem ser personalizados separadamente.

Voltando ao “Menu01” vamos configurá-lo como nosso menu principal, no canto esquerdo recebemos a informação de que o tema atual suporta apenas 1 menu na parte superior, que é exatamente essa área. Devemos então escolher qual o menu que colocaremos. “Menu01” é a nossa opção. Vamos primeiro criar o nosso item de navegação principal. Vamos digitar o endereço do nosso site (“www.comocriarmeusite.com.br“) e como rótulo vamos colocar “Início” em seguida, clicar em “Adicionar ao menu”.

No canto direito, já foi criado o item “Início”. Vamos repetir o mesmo processo e criar um segundo item, que vai ser o nosso menu principal, chamado de “Categorias”. Vou criar um link pro mesmo endereço que é o nosso endereço principal, só que no rótulo eu vou colocar “Categorias”. Agora nós temos dois itens no canto direito. Vamos agora criar os subitens de categorias.

No meu site, eu tenho 3 categorias, vamos selecionar todas, clicando em “Selecionar Tudo” e “Adicionar ao menu” da área “Categorias”. Agora nós temos 5 itens de menu. Sendo que “Notícias”, “Histórias e “Vídeos” eu quero dentro do item “Categorias”.

Vamos começar com “Notícias”. Clique sobre o item e arraste um pouco pro lado direito, automaticamente, ele será deslocado horizontalmente. Solte o mouse e repita o processo com as outras categorias.

Vamos criar também, um link para a página de “Contato”. Selecionando apenas “Contato” e “Adicionar ao menu”. O item “Contato” não vai ser colocado dentro de “Categorias”. Temos então, uma ordem hierárquica. Na parte superior, clique em “Salvar Menu”. Vamos voltar ao nosso site e atualizá-lo. Agora eu tenho os itens “Início”, “Categorias” e “Contato”. Sendo que dentro de “Categorias” eu tenho “Notícias”, “Histórias e “Vídeos”.

Podemos ainda criar submenus de submenus. Vamos voltar ao nosso “Gerenciador de Menus” e por exemplo, a minha sessão “Vídeos” vai estar dentro da sessão de “Notícias”. Eu arrasto ela um pouquinho pra cima e também um pouco para a direita, criando uma nova ordem hierárquica, mais uma vez vamos subir e clicar em “Salvar Menu” e voltando ao site, atualizá-lo. Vamos a sessão de “Categorias” e ver que agora só existe “Notícias” e “Histórias porque a sessão de “Vídeos” está dentro de “Notícias”.

A partir de agora criar menus no WordPress é muito simples e útil para melhorar a navegabilidade do seu usuário.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar