No início do ano que vem, Praia Grande contará com um novo Batalhão da Polícia Militar, logo na entrada da Cidade. A construção será realizada por meio de uma parceria público-privada e atende a uma necessidade não apenas da corporação como também de toda a população praia-grandense. O comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Nivaldo César Restivo, visitou o local onde serão construídas as novas instalações.

Batalhão
Foto: DECOM

Atualmente, o 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), que atende a Cidade, está instalado na Rua Guimarães Rosa, no Bairro Ocian, e será transferido para a Avenida Ayrton Senna, contando com mais de 1.200 m² de área construída em um prédio de cinco pavimentos. Com isso, o local abrigará também a 1ª Companhia de Polícia Militar, que hoje funciona no Sítio do Campo, e a Força Tática, que ainda não existe na Cidade.

Com a parceria, a Brasterra Empreendimentos Imobiliários fica responsável pela construção dos três primeiros pavimentos, e a Prefeitura pelos dois últimos. A expectativa do prefeito Alberto Mourão é de que as novas instalações sejam entregues à população no mês de janeiro, vindo ao encontro dos esforços da Administração Municipal por melhorias na área de Segurança Pública da Cidade. “O novo batalhão vai permitir melhores condições de trabalho aos policiais, a centralização dos meios utilizados pela corporação, além de mais homens atuando na Cidade, incluindo o novo efetivo”.

O diretor do Grupo Peralta, responsável pela empresa Brasterra, Basílio Peralta, destacou a importância das ações de segurança no Município e afirmou que a empresa fará o possível para entregar as novas instalações o quanto antes. “O Brasil está carente de segurança e para que haja uma melhora neste quadro, a iniciativa privada precisa colaborar. Estamos procurando fazer a nossa parte, oferecendo uma boa estrutura para que a Polícia Militar da nossa cidade seja melhor alojada.

No último mês, a Cidade recebeu 35 policiais militares recém-formados que passam a reforçar a segurança ostensiva do Município. Com a criação da Força Tática, o Quadro Particular de Organização já prevê a incorporação de mais policiais militares na Cidade também até o final do ano.

O comandante geral da PM visitou algumas das instalações do município e destacou o empenho da Administração na elaboração de soluções para a melhoria da segurança pública. “Acho um investimento sensacional o que é realizado em Praia Grande para auxiliar na diminuição dos indicadores criminais da Cidade. O investimento feito na Educação também é muito importante para que possamos reduzir a criminalidade em longo prazo. Poucas vezes eu vi uma estrutura como a que observei aqui”.

De acordo com o tenente-coronoel Maurício Vieira Izumi, comandante do Batalhão, a notícia foi muito bem recebida pela corporação. “Graças ao empenho do prefeito, teremos um quartel, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais. Além disso, integrando a 1ª Companhia ao Batalhão teremos um remanejamento de oito homens do serviço burocrático para as ruas, é o equivalente a uma viatura a mais rodando por plantão durante 24 horas.

O projeto foi desenvolvido de acordo com as solicitações da PM. O prédio contará com salas administrativas, vestiário, refeitório, miniauditório e salas para gabinete médico e odontológico.

Parcerias

Há mais de duas décadas Praia Grande desenvolve parcerias com a iniciativa privada em prol do desenvolvimento da Cidade. Na área de segurança, um exemplo é o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo, no Bairro Mirim, inaugurado em 2005.

Além da participação da Administração Municipal que cedeu a área e investiu recursos próprios, a construção do Grupamento foi viabilizada com parcerias que incluem o Condesb, Cosipa, que forneceu agregado siderúrgico (escória) e aço, a empreiteira Latina e a empresa Ibirá (indústria de produtos plásticos).

O equipamento, que atualmente passa por reforma, ocupa área de 8.785 metros quadrados e conta com hangar e prédio administrativo com 34 dependências. Na área externa possui heliponto, spots para pouso de outros helicópteros, tanque de combustível, antena de comunicação a 20 metros de altura e área gramada. A localização mais centralizada da sede, que fica próxima ao mar, facilita os deslocamentos para os sobrevôos em toda Baixada Santista com mais agilidade em toda região.

VEJA MAIS IMAGENS DA SOLENIDADE CLICANDO AQUI

PRAIA GRANDE NA TELA

DEIXE UM COMENTÁRIO