LEIA TAMBÉM:
CLIQUE E VEJA MAIS

O volume de chuva registrado desde o começo deste mês na Baixada Santista, já supera a média prevista para o mês de novembro. Isso aconteceu devido uma chuva constante que atinge, desde a madrugada do último sábado (12), as cidades. Existe previsão de ainda mais chuva para este mês.

Volume - Tempo nublado nesta segunda-feira em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)
Tempo nublado nesta segunda-feira em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)
Os pluviômetros da Estação da ONG Amigos da Água, em Santos, indicou elevado volume de chuva por metro quadrado desde a madrugada de sábado. No mês, o volume total atingiu 192 milímetros por m², até a manhã desta segunda-feira (14), o que já supera a média prevista para o mês de novembro, de 162 milímetros por m² em Santos. A Defesa Civil de Santos que a cidade está em estado de observação. Não há pontos de alagamentos.
Entre domingo (13) e segunda-feira, a Prefeitura de Santos registrou queda de galhos na Rua Conselheiro Ribas, um pequeno escorregamento na Rua 8, no Morro José Menino, que não afetou as moradias, e queda de um muro na Vila Progresso, onde não houve feridos.
De acordo com Rodolfo Bonafim, especialista em climatologia e diretor científico da ONG Amigos da Água, a chuva prolongada já era prevista e se deu devido a uma soma de fatores. “Essa chuva foi uma área de baixa pressão que veio do sul do Brasil e se juntou com uma frente fria. Uma reforçou a outra. Tem outros fatores. As temperaturas do oceano pacifico e atlântico estão mais baixas que o normal, o que não impede que as frente frias cheguem a região e com intensidade”, explicou Bonafim.

Poderá ter ressaca

A previsão é de mais chuva para os próximos dias. Ainda segundo o especialista, a chuva permanece nesta segunda-feira. Na terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, pode ocorrer algumas aberturas de sol pela manhã mas outras áreas de instabilidade devem voltar durante a tarde e noite e provocar pancadas de chuva. Segundo a Defesa Civil, há previsão de ressaca. A maré pode subir, atingindo a máxima elevação por volta das 14h30.

PRAIA GRANDE NA TELA

DEIXE UM COMENTÁRIO