O Complexo de Saúde Irmã Dulce, do qual fazem parte o Hospital Municipal Irmã Dulce e o Pronto-socorro Central, implantou um novo centro de diagnóstico de imagem, com digitalização da radiografia. Os modernos equipamentos estão reduzindo filas e agilizando o atendimento no setor de Traumatologia e Ortopedia. Eliminando as tradicionais chapas de raio-x, o sistema permite o tratamento da imagem para melhor e mais rápida visualização. A mudança segue recomendação da Prefeitura de Praia Grande, prevendo também benefícios ao meio ambiente, já que produtos tóxicos deixam de ser usados no processamento com filme.

Hospital Municipal Irmã Dulce, Praia Grande. (Foto: Antonio Cassimiro)

Com o centro de diagnóstico de imagem, a radiografia ou a “chapa”, como é popularmente conhecida, não precisa mais ser revelada para ser levada de volta pelo paciente ao médico. A imagem passou a ser digitalizada e tratada, depois é armazenada em uma rede, que pode ser acessada pelo médico no consultório, para diagnóstico.

Centro foi proposta da prefeitura

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, destacou que a melhoria foi uma proposta da Prefeitura tendo em vista o aumento da demanda e as vantagens previstas com a implantação do novo sistema. “Em tratativas com a Fundação do ABC, o prefeito Alberto Mourão sugeriu o investimento na modernização uma vez que Praia Grande é referência na especialidade de Traumatologia e Ortopedia na Região. Com isso, moradores e pacientes de municípios vizinhos serão beneficiados”.
Neste primeiro momento, dois equipamentos fixos, um portátil e outros dois aparelhos de digitalização de imagens estão funcionando para atendimento no Complexo. Já estão em andamento obras para concentração do serviço em um só local reunindo consultórios de ortopedia e setores para tomografia e imobilização.
Para o Diretor Geral do Complexo Hospitalar, doutor Ricardo Carajeleascow, o investimento nos modernos equipamentos demonstra uma preocupação importante e o cumprimento da responsabilidade social para com a população. “São beneficiados os pacientes, os profissionais envolvidos no atendimento e o meio ambiente. Estamos nos empenhando para que cada vez mais possamos avançar na qualidade da prestação de serviços à população”.

PRAIA GRANDE NA TELA

DEIXE UM COMENTÁRIO